Por Alaine Oliveira, Advogada e Controller Jurídico
Com o intuito de obter maior destaque no cenário jurídico, escritórios e departamentos jurídicos vêm buscando formas de maximizar sua produtividade, com a especialização de atividades internas de modo a imprimir maior segurança, qualidade, efetividade e agilidade aos serviços jurídicos. Nesse sentido, a Controladoria Jurídica foi desenvolvida como um setor voltado para o gerenciamento de informações e suporte ao setor técnico-jurídico.
Longe de ser um setor destinado apenas ao lançamento de prazos, a Controladoria, por meio da utilização de ferramentas de gestão, realiza diagnósticos internos, cria regras e procedimentos para gerenciamento de informações, de modo a obter dados objetivos para análise de resultados do escritório em geral e do seu corpo técnico-jurídico. A partir destes resultados, é possível corrigir imperfeições e criar metas voltadas para o Planejamento Estratégico.
Deste modo, será a controladoria responsável pela parametrização do software jurídico utilizado e pela implementação de fluxos e procedimentos, regras de condutas que deverão ser observadas na alimentação do sistema, funcionando como verdadeiro centro de qualidade.
Dentre as atividades de sua competência, estão: os cadastros, controles de prazos e procedimentos, agendamentos de audiências e sessões, controle de correspondentes, gestão documental, elaboração de guias, controle de protocolos e emissão de relatórios. Além disso, ao assumir a gestão destas atividades, a Controladoria dá verdadeiro suporte à equipe técnica que voltará seus esforços, unicamente, para a produção de conteúdo jurídico.
Trata-se de núcleo que trabalha em colaboração com todas as áreas do escritório e/ou departamento jurídico, impulsionando e dando ritmo a sua atuação.
Independentemente do tamanho ou volume de suas atividades, todo escritório necessita especializar sua gestão, dividindo as atividades técnicas daquelas administrativas, de modo a não sobrecarregar sua equipe jurídica e obter maior segurança e qualidade em seus resultados, evitando a perda de prazos, audiências e o retrabalho.
Conclui-se, portanto, que a Controladoria Jurídica é a gestão em prol da advocacia! Fator chave para o alcance da alta performance do escritório ou departamento jurídico.